2º ICLOC Jovem
» Leia mais

3º Seminário de Educação: Tendências sobre o ensino
» Leia mais

1° Debate ICLOC: "A Identidade do Ensino Médio e as propostas curriculares"
» Leia mais

1º Congresso iCloc



NOVOS CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA

Mediadora: Wagner Caffagni Borja

Título:

PROJETO AMAZONIA- POVOS INDIGENAS


Apresentação: Professoras Viviane Brunelli, Maria Adriana Badaro Pedrosa Guida, Sonia Bonduki e Marina Buckup Marioto
Área de conhecimento: História
Resumo do trabalho: Trabalhar com projetos é um modo de proporcionar aos alunos uma nova situação de aprendizagem. Os alunos dos 5º anos da Lourenço Castanho são orientados e recebem todo o incentivo ao pesquisar sobre o cotidiano dos povos indígenas, para responder à questão: “afinal, a natureza é importante no cotidiano dos povos indígenas da Amazônia?”.

Título:

DEBATE HISTORIOGRÁFICO NA SALA DE AULA


Apresentação: Professor Eduardo Chamas
Área de conhecimento: História
Resumo do trabalho: O objetivo desta apresentação é refletir sobre o debate historiográfico como importante fonte na construção de um conhecimento histórico crítico e atualizado. Ainda hoje, predomina no senso comum a noção de que há uma História única e verdadeira, cristalizada no passado. No entanto, sabemos que a escrita da História é objeto de constantes disputas, reformulações e interpretações conflitantes, de acordo com os interesses, projetos e representações do real que estão em questão. Assim, esta proposta de trabalho tem por fim um esforço de desconstrução e confrontação das diferentes interpretações, para que os estudantes percebam a complexidade existente na produção do conhecimento histórico e possam desenvolver o senso crítico em suas leituras e estudos da História.

Título:

A PASSAGEM DOS ALUNOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II


Apresentação: Professora Camila Koshiba Gonçalves
Área de conhecimento: História
Resumo do trabalho: Trata-se de apresentar estratégia bem sucedida para trabalhar com os alunos a passagem do quinto para o sexto ano dentro da disciplina de História. Ao ingressar no Ensino Fundamental II os estudantes, até então acostumados com professor polivalente, passam a ter contato com professor licenciado nessa disciplina o que exige adaptação de ambas as partes.

Outras exposições:

Livro, livros, livros... desde o maternal até o ensino médio.

Informática no dia a dia escolar.

Metodologias inovadores no ensino de línguas estrangeiras.

Pensamento científico na sala de aula.

Sonhos na sala de aula.

Expressão através da música.

Corpo - Cuidados para um bom projeto de vida.

Desenvolvendo potenciais para além do currículo

Educando no dia a dia

Desafios para aprender matemática

Inglês e Espanhol - Da escola para a vida.

Levar o aluno a aprender a ler?

Arte com invenção