2º ICLOC Jovem
» Leia mais

3º Seminário de Educação: Tendências sobre o ensino
» Leia mais

1° Debate ICLOC: "A Identidade do Ensino Médio e as propostas curriculares"
» Leia mais

1º Congresso iCloc



Livros, livros, livros... desde o maternal até o ensino médio

Mediadora: Marilia de Azevedo Noronha

Título: A BAUTECA MÁGICA
Apresentação: Celia Machado
Área de conhecimento: Língua Portuguesa / Biblioteca
Resumo do trabalho: A Bauteca Mágica surgiu com o objetivo de proporcionar às crianças, da Educação Infantil, através de livros de literatura apropriados, mais um caminho para a descoberta do mundo, ora fantasioso ora real, onde o lúdico e o prazeroso estão presentes. A leitura contribui para a formação de cidadãos críticos em busca de um melhor aprendizado sócio-cultural. A Bauteca vem promovendo a circulação e a divulgação do livro na escola e na vida das crianças, e a importância da literatura em seus diversos gêneros. Esse projeto é desenvolvido na Educação Infantil e está centrado no desenvolvimento de atividades de leitura, de forma integrada ao processo ensino-aprendizagem, através da contação de histórias, da roda de leitura e do empréstimo de livros.

Título: LER POR PRAZER, COMO FAZER ACONTECER?
Apresentação: Professoras Heloísa Paes Leme e Eloá Azzena Parada
Área de conhecimento: Língua Portuguesa / Biblioteca
Resumo do trabalho: Através da leitura, encontramos um ótimo caminho que nos ensina a conhecer e a expor algumas facetas da nossa sociedade. Esse aprendizado se baseia no respeito, no diálogo, no pensar sobre a sensibilidade e a delicadeza. É nesse contexto que o trabalho da Sala de Leitura se insere, num ambiente que estimula a imaginação e faz o leitor viajar sem sair do lugar.

Título: IMAGEM E ARTE: A UTILIZAÇÃO DO MOVIE MAKER NO ENSINO DE LITERATURA
Apresentação: Professora Roberta Hernandes Alves
Área de conhecimento: Língua Portuguesa / Literatura
Resumo do trabalho: O trabalho com a literatura pressupõe o ato de ler, o contato com os livros – uma construção em andamento, não propriamente um hábito. Nesse processo, há recursos complementares que podem ser utilizados para estimular os jovens a ampliar o seu contato com a literatura. Um deles, o programa de edição de vídeo Movie Maker, tem se revelado especialmente significativo na prática pedagógica ao unir palavra, som e imagem, algo bastante sedutor para os jovens contemporâneos.
A proposta desta apresentação é destacar a contribuição do Movie Maker como um complemento às aulas de literatura e suas possibilidades didáticas, mostrando que, através da criação de vídeos, é possível não apenas ampliar a vivência com a literatura, mas também estabelecer intertextualidade com outras artes.


Outras exposições:

Informática no dia a dia escolar.

Metodologias inovadores no ensino de línguas estrangeiras.

Pensamento científico na sala de aula.

Novos caminhos para a aprendizagem de história.

Sonhos na sala de aula.

Expressão através da música.

Corpo - Cuidados para um bom projeto de vida.

Desenvolvendo potenciais para além do currículo

Educando no dia a dia

Desafios para aprender matemática

Inglês e Espanhol - Da escola para a vida.

Levar o aluno a aprender a ler?

Arte com invenção