2º ICLOC Jovem
» Leia mais

3º Seminário de Educação: Tendências sobre o ensino
» Leia mais

1° Debate ICLOC: "A Identidade do Ensino Médio e as propostas curriculares"
» Leia mais

1º Congresso iCloc



Desafios para aprender matemática

Mediadora: Thais Garcia

Título:

USO DE JOGOS EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Apresentação: Professoras Andréa Corrêa Luchesi e Denise Pinhas Pereira- (Escola Espaço Vivavida)
Área de conhecimento: Matemática
Resumo do trabalho: É possível aproximar crianças de Educação Infantil de saberes matemáticos como o sistema de numeração e cálculo mental usando essencialmente jogos. Usando esta forma lúdica é possível fazê-las refletir, desde que a atividade de jogo proposta represente um verdadeiro desafio despertando quem o jogue para a ação, para o envolvimento com a atividade, motivando-o ainda mais.
Em nossa prática, percebemos que a ação interventora do educador, fazendo escolhas e adaptações conforme a necessidade do grupo em que atua, potencializa a ação dos jogos propostos.


Título:

JOGO DE PERCURSO: MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER MATEMÁTICA


Apresentação: Professoras Virginia Alice de Barros e Liliani Marques
Área de conhecimento: Matemática
Resumo do trabalho: O conhecimento da série numérica passa por diferentes estágios de acordo com as competências das crianças. O professor propõe intervenções em função do que avalia que elas precisam aprender. Participar de jogos de percurso, ou mesmo confeccionar tabuleiros para jogar, desafia as crianças e ajudam-nas a pensar e compreender os números: aprender mais sobre relações de ordem numérica, contagem, leitura dos números, operações de soma ou subtração. E, ainda, buscar soluções, estabelecer relações, refletir, argumentar e validar seus conhecimentos.

Título:

A IMPORTÂNCIA DO S.N.D PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONCEITOS.


Apresentação: Professoras Aparecida Martão Flório e Valéria Frauche Addas. Assessoria: Vera L. Guena Fragoso
Área de conhecimento: Matemática
Resumo do trabalho: O Sistema de Numeração Decimal visto em diferentes contextos amplia o conhecimento do aluno para adquirir o conceito do número Racional (forma fracionária e forma decimal).
O ponto de partida do nosso trabalho é uma investigação para assegurar o desenvolvimento das atividades propostas, com intervenções adequadas do professor.


Outras exposições:

Livro, livros, livros... desde o maternal até o ensino médio.

Informática no dia a dia escolar.

Metodologias inovadores no ensino de línguas estrangeiras.

Pensamento científico na sala de aula.

Novos caminhos para a aprendizagem de história.

Sonhos na sala de aula.

Expressão através da música.

Corpo - Cuidados para um bom projeto de vida.

Desenvolvendo potenciais para além do currículo

Educando no dia a dia

Inglês e Espanhol - Da escola para a vida.

Levar o aluno a aprender a ler?

Arte com invenção