Dia 26 de Maio de 2018
LOCAL: Colégio Presbiteriano Mackenzie - SP
Observar materiais utilizados nas composições do artista; Apreciar as próprias produções; Construir composições individuais e coletivas; Manusear objetos com destreza observando cores e formas; Participar ativamente na construção das coleções; Conhecer materiais diversificados e manipulá-los com autonomia; Explorar o gesto nas produções plásticas; Utilizar nossas coleções para produções plásticas; Reconhecer sua contribuição nas atividades coletivas; Atribuir significado as nossas produções; Expressar opiniões sobre o trabalho em construção; Conhecer e compreender o percurso de nosso artista.
Apreciação das obras e identificação de materiais; Construção de quebra-cabeça com imagens das obras do nosso artista; Construção de coleções /coletas de materiais variados; Coleção de Miçangas para confecção de uma cortina; Coleção de brinquedos para montagem de um móbile; Construção de uma caixa de memória com materiais, imagens e objetos utilizados em todas as atividades de artes; Inspirados nas obras dos estandartes, vamos trabalhar a escrita dos nomes em tecidos e possíveis bordados; Utilização de materiais semelhantes em nossas produções plásticas com colagens e alinhavos (prática do alinhavo: costura com cadarços, em madeira, papelão, tampas plásticas com furos, uso de barbantes, lã em tecidos com agulha grossa); Construção de um manto de despedida do mini-grupo II com bordados; Com a obra da roda vamos trabalhar a valorização das nossas próprias produções; Composição de materiais diversificados, formando uma coleção de objetos com o foco na construção de um painel, assemblagem.
Buscamos produções tridimensionais e a exploração de materiais, construímos coleções com finalidade de produzir atividades plásticas com materiais variados inspirados nas obras do artista. Foi possível vivenciar e conhecer as sensações que os materiais provocam e ainda despertamos um olhar para criação e a estética nas produções plásticas. O primeiro contato com a obra do artista despertou a curiosidade, as crianças ficaram encantadas com a obra “o Manto” houve grande empatia com a história de Arthur Bispo do Rosário e com suas produções. Coletamos materiais variados que despertaram certa alegria com a diversidade e a reutilização. O ponto chave foram as obras tridimensionais, com a riqueza e variedade de materiais pudemos caminhar buscando novas possibilidades de construções, surgiu grande motivação e uma chuva de ideias para o trabalho com Arthur Bispo do Rosário. Ao entrar em contato com as obras do artista as crianças puderam aprender a afinar olhar para formas diversificadas de arte, identificando materiais inusitados e explorando-os em suas formas tridimensionais com muita autonomia.
Esse projeto visa observar materiais utilizados nas composições do artista contemporâneo Arthur Bispo do Rosário; Apreciar as próprias produções; Construir composições individuais e coletivas; Manusear objetos com destreza observando cores e formas; Participar ativamente na construção das coleções; Conhecer materiais diversificados e manipulá-los com autonomia; Explorar o gesto nas produções plásticas; Utilizar nossas coleções para produções plásticas; Reconhecer a própria contribuição nas atividades coletivas; Atribuir significado às nossas produções; Expressar opiniões sobre o trabalho em construção; Conhecer e compreender o percurso do artista. O trabalho realizado com as crianças do minigrupo II partiu do percurso do artista. Além de tê-lo como inspiração, buscamos produções tridimensionais e a exploração de materiais. Ao construirmos as coleções, criamos a possibilidade de produzir atividades plásticas com materiais variados e inusitados sendo sempre alimentados pelas obras do artista. Brincando com a Arte as crianças agiram cognitivamente, ficaram livres para determinar suas próprias ações e tomar decisões; a simplicidade dos materiais aproximou as crianças das obras. Utilizaram todos os sentidos nessa vivência, descobrindo novas sensações que os materiais provocaram e despertando um olhar para a estética nas produções plásticas. As produções expressam as características e possibilidades do corpo. Tanta liberdade criadora nos permite apreciar a Arte Contemporânea e ampliar seu espectro de atuação.
Há itens que precisam ser preenchidos

Ficha de Inscrição de Trabalhos - ETAPA 1
10º Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula



1. DADOS DOS APRESENTADORES:


2. DADOS DA INSTITUIÇÃO:

Dados do diretor / coordenador / orientador que está acompanhando o seu trabalho:
3. DADOS DO TRABALHO:



3.3 – COMPONENTE CURRICULAR:
Assinale abaixo a área de conhecimento (disciplina) principal enfocada no trabalho ou, se for o caso, na lista outros temas. VOCÊ PODERÁ ASSINALAR APENAS UMA OPÇÃO.

*CIÊNCIAS HUMANAS:



*CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA:




LINGUAGENS E CÓDIGOS:

OUTROS TEMAS:






3.4 – DESCRIÇÃO DO TRABALHO:
Os campos Objetivos, Desenvolvimento e Resultados são de preenchimento obrigatório e servirão para orientar a junção dos trabalhos que comporão a sua sessão. Eles também auxiliarão você na elaboração do Resumo do Trabalho, cujo campo correspondente deverá ser preenchido a seguir.

*OBJETIVOS DO TRABALHO: Faça uma breve descrição do que pretendia alcançar como resultado da atividade desenvolvida. Inicie com o verbo no infinitivo. Objetivo geral (para quê), objetivo específico (o quê):
(Máximo: 1.000 caracteres com espaço)
Total de caracteres restantes: 1.000
Veja Exemplo
*DESENVOLVIMENTO: Descreva as atividades, métodos e materiais utilizados:
(Máximo: 1.000 caracteres com espaço)
Total de caracteres restantes: 1.000
Veja Exemplo
*RESULTADOS: Os objetivos foram alcançados? Quais os resultados? Quais as dificuldades e desafios encontrados para a realização do projeto?
(Máximo: 1.000 caracteres com espaço)
Total de caracteres restantes: 1.000
Veja Exemplo
*RESUMO DO TRABALHO:
As informações desse campo serão utilizadas site do Congresso para divulgar a sua prática letiva e estimular os congressistas a decidirem quais trabalhos desejam assistir. Também serão publicadas no livro do 10º Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula.
O texto do resumo deverá ser estruturado de forma sucinta e conter abreviadamente objetivos, linhas gerais do desenvolvimento e resultados.

(Mínimo de 600 caracteres e máximo de 1.000 caracteres com espaço)
Total de caracteres restantes: 1.000
Veja Exemplo
(*) Campos de preenchimento obrigatório.
AUTORIZO A DIVULGAÇÃO DO PROJETO APRESENTADO PARA FUTURAS PUBLICAÇÕES, BEM COMO A UTILIZAÇÃO DOS REGISTROS APRESENTADOS E DAS IMAGENS QUE SERÃO PRODUZIDAS DURANTE A APRESENTAÇÃO DO 10º CONGRESSO ICLOC

Caro professor, caso a sua apresentação não necessite de suporte tecnológico (arquivos em PPT; vídeos; imagens; etc) marque o campo abaixo:

Este trabalho NÃO precisa de arquivos para sua apresentação.
INSCREVER TRABALHO



Etapa 1 do processo de inscrição de trabalho realizada com sucesso.

Dentro de instantes você receberá um e-mail com os dados cadastrados na ETAPA 1 e as orientações para realizar a ETAPA 2 do processo de inscrição do seu trabalho.

Confira as informações cadastradas e se necessitar realizar alguma alteração entre em contato com o ICLOC pelo e-mail congresso@icloc.org.br.

Organização

SENAI SP Colégio Magno Colégio Dante Colégio Magister Elvria Brandão Colégio Oswald Renascença Colégio Santa Amália Escola Habitat Lourenço Castanho Colégio Copi Colégio Cristo Rei Escola Viva Escola Santi Liceu Escola Liceu Santista Mackenzie Parceiros da Educação Objetivo Sorocaba Veracruz Escola Villare EGV FECAP Escola Viva Instituto Singularidades SESI Moderna Sociedade Brasileira de Dermatologia - São Paulo